Como investir em ouro? A famosa segurança do investimento em ouro atrai novos e velhos investidores. Pois fique esperto: esse metal não é para qualquer perfil e exige cuidado.
Comprar ouro é atraente nas horas em que a economia parece fraquejar e mesmo a renda fixa e quanto mais a renda variável não são mais portos seguros. De fato, uma maior demanda por essa commodity pode fazê-la entrar em tendência de alta. É a lei da oferta e da procura, quase tão natural quanto a lei da gravidade.
Pode acontecer que, justamente quando os iniciantes começarem a se perguntar como comprar ouro, seja o momento em que o mercado esteja começando a se estabilizar e outras alternativas de investimento passem a ser mais rentáveis. É sempre assim com os iniciantes: quando eles vão atrás de um investimento é justamente o momento em que é hora de pular fora dele. Portanto, vá devagar ao pote e fique atento. É preciso ter um mínimo de conhecimento das tendências econômicas para investir em ouro.
Existem diversos fatores a serem considerados:
- tendência do dólar
- tendência dos juros
- tendência da bolsa de valores
- crise ou estabilidade econômica mundial e influência sobre a economia local
Ok, entendi, mas…
… como investir em ouro?
Se ainda assim, sabendo da complexidade da coisa, você pretende investir em ouro, é razoavelmente simples.
Quase do mesmo jeito como você investe em ações.
Você precisa ter uma conta em uma corretora listada na BM&FBovespa. Então, através de contratos:
- contratos de lote padrão: 250 g
- contratos fracionários: 10 g e 0,225 g
Atenção: apesar de serem mais fáceis de comprar para quem quer investir pouco dinheiro em ouro eles são mais difíceis de negociar mais tarde por terem pouca liquidez.
Curiosidade: você pode escolher levar seu ouro para casa. Pra isso, você requisitará através de sua corretora e indicar à BM&FBovespa o banco onde pretende retirá-las. Porém, nesse caso, o ouro perde o valor de ativo negociável em bolsa. Isto é, fica ainda mais complicado negociá-lo. Melhor, portanto, não levá-lo para casa. A não ser que você esteja apostando em um apocalipse do sistema financeiro ou coisa assim.